É uma famosa composição de Dmitri Schostakovich: a Valsa n. 2, da Suíte para Orquestra de Variedades. A sua inserção na cena de abertura do filme De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999), de Stanley Kubrick, oferece uma espécie de antevisão (ou anteaudição) dos elementos centrais da trama, ao mesmo tempo em que opera múltiplas funções e características da música na trilha sonora. Isso tudo em não mais do que um minuto e meio. Assista e acompanhe as observações a seguir.
Transição recorrente entre tempo musical e tempo cênico - como a cena de abertura antecipa essa característica do filme:
Os créditos e a cena de abertura são totalmente montados conforme o fraseado da Valsa (tempo musical).
Crédito 1 - Warner Bros presents (4 compassos) - introdução
Crédito 2 - Tom Cruise (4 compassos) - primeira frase musical da seção A
Crédito 3 - Nicole Kidman (4 compassos) - segunda frase musical da seção A
Crédito 4 - A film by Stanley Kubrick (4 compassos) - terceira frase musical da seção A
Cena de abertura - Mulher despindo-se (8 compassos) - quarta e quinta frases musicais da seção A
Crédito 5 - Eyes Wide Shut - sexto frase musical da seção A e um compasso da sétima frase
A sequência ordenada anterior é quebrada ao iniciar o segundo compasso da sétima frase (a Valsa continua a ser tocada), no momento em que se mostra a imagem de uma rua movimentada, com os ruídos exteriores. Essa imagem atravessa o restante da sétima frase e muda pouco antes de encerrar a frase seguinte.
Essa quebra de padrão assinala uma mudança gradual, de transição, do tempo musical para o tempo cênico.